3 de novembro de 2008

Vó Paula e Vô Marcos






Eles são marinheiros de primeira viagem, como eu... e estão curtindo igualmente a novidade, tanto quando nós dois, eu e seu pai. A vó não tem outro assunto, como ela mesmo confessa. O vô também está super feliz com a sua chegada. Dá dor no coração só de pensar que a gente não mora perto deles. A vovó já disse que se estivéssemos em BH ela passaria diariamente para dar uma mordida em você. Desde antes da gravidez, já ficava me incentivando a liberar logo, a não me preocupar mais só com trabalho e outras coisas, para curtir a experiência de ter um filho. A verdade é que ela estava igual ao seu pai: não aguentava mais esperar! Queria um neto de todo jeito. Imagine, quando chegou de Paris, em janeiro deste ano, estava tão feliz, realizada, que disse que se morresse, morreria feliz... que se não fosse pelo Pedro, ela poderia ir tranquila, porque eu já não precisava mais dela (já tinha me tornado uma mulher, bem orientada) e ela já tinha feito de tudo na vida. Eu fiquei boba com aquilo e logo disse: "Mãe, mas e o neto?" Num piscar de olhos ela disse: "Nossa, é mesmo... eu ainda tenho que viver muito!". Tá parecendo a vó Talícia, que estabelecia metas para continuar vivendo. Ainda bem que você só está na barriga... ou seja, ela vai ter que ficar conosco por muito tempo para curtir o seu desenvolvimento.
O contato com a vó Paula tem sido mais frequente por causa do doutorado. Com isso, ela tem acompanhado o seu crescimento aqui dentro. Às sextas, a gente fica só umas horinhas juntas, mas é tempo suficiente para eu me deitar no colo dela e falar da vida, das mudanças, dos planos para a sua chegada. Ela diz: "Minha filha, eu não vejo a hora desse nenem nascer... vai ser a coisa mais linda..."; "Ver uma filha grávida é uma emoção ímpar..."; "Esse bebê vai ser uma menino muito feliz, porque ele já é privilegiado...", entre outras coisas. Ela fica refletindo comigo sobre o quanto é bacana ter um filho planejado. E fica orgulhosa e feliz de saber que eu estou bem, curtindo a gravidez intensamente.
O vô Marcos liga sempre... ontem deu a notícia de que vai voltar para Bélgica, onde deve ficar até Abril. Ele chegou a falar em vir em Março para o seu nascimento, mas a gente há de convir que não faz sentido. O coração apertou. Eu adoraria que eles estivesse aqui pertinho, mas entendo que profissionalmente será importante. Quem sabe quando vc estiver maiorzinho, ele não estará de volta, de vez?! Assim vc vai poder curtir a convivência com um avô bem humorado, engraçado, que não perde uma, como diz o seu pai Marco Antônio.
As fotos tiradas acima foram em mais um momento raro, de pai e mãe em SP. O vovô ligou dizendo que vinha passar uns dias aqui, na semana de outubro de folga na escola. Eu fiquei radiante. Ele acabou vindo sozinho. Enfrentou 600 km de estrada para nos visitar. Ainda pegou um baita trânsito na Marginal... mas foi uma delícia. Quando ele apareceu no portão foi logo perguntando da barriga: "Deixa eu ver a barriga!" e em seguida exclamou: "Que linda!" Eu fiquei feliz da vida com a reação dele. Acho que não esperava uma frase tão espontânea, afinal seu avô sempre foi exigente. Vivia me alertando para me cuidar, porque depois da gravidez tudo seria mais difícil. Ainda bem que eu tomei juízo antes, tanto é que estou mantendo o peso bonitinho nesses primeiros meses. Ele mesmo disse que é só a barriga.
Naquela quarta-feira à noite, quando o seu pai chegou, fizemos a traíra que o vovô trouxe da estrada... uhn, ficou uma delícia.
Na sexta, a vovó veio, naquele bate-e-volta habitual. À tarde, com os dois em casa, deu para curtir. A gente saiu para dar uma volta, olhar umas coisas, e à noite, quando o seu pai chegou, tirou as fotos. Eu amei!!!! Só Deus sabe o tanto eu gostaria que você fosse criado bem pertinho deles, assim como eu fui com os meus avós. Vô Lu (que você terá o prazer de conhecer), vó Letícia, Vó Talícia e vô Hélio foram essenciais na minha infância. A memória de cada um deles faz parte daquela época. Se a gente continuar vivendo em SP ou em qualquer outro lugar que não seja BH, já tenho planos de te mandar para BH nas férias e/ou quando eu estiver de plantão. Você vai pra colônia de férias no Minas, vai curtir a casa dos avós, vai lá ser mimado... mimado de carinho, porque o troninho será seu por muitos anos!
Ai que delícia esses avós...

Nenhum comentário: