22 de novembro de 2009

Dois dentinhos!


Mamãe percebeu que eles estavam nascendo, numa segunda-feira, cinco dias depois de você completar 9 meses. Passamos o fim de semana no clube, brincando e eu não tinha visto nada. Na segunda, parecia uma afta os branquinhos na gengiva. Fui examinar e lá estavam eles, gêmeos, quase. A coisa mais fofa do mundo. Liguei na hora pra avisar seu pai. A minha surpresa foi só quanto à posição: achei que eles estariam mais pra frente da gengiva, mas acho que é assim mesmo.
Você gosta que a mamãe passe o dedo, coçando, mas não tem curtido muito a limpeza. Ontem, deu uma sangradinha, pela primeira vez. Seu pai ficou maluco comigo, disse que eu exagero. Mas filho, nunca tinha acontecido... Eu não fiz forte, juro, mas tenho que ser persistente para conseguir limpar, porque você tem tentado fugir. Acho que talvez tenha sido pelo paninho mais grosso, já que as gazes acabaram.
Bom, à tarde, a Carlinha de Salvador, que faz doutorado em odontopediatria, apareceu no messenger. Ela viu o meu status - "Rafael está ganhando dois dentinhos!" e começou a perguntar. Foi tão bacana, que eu acho que a conversa merece ser publicada. Tem coisa importante aí, que podem servir de exemplo para outras mães:

Ela: amiga!
rafael com 2 dentinhos, já?

Eu:
OIE.. me lembro de você diariamente, na hora de fazer a higiene bucal. hahahah
tá, com dois nascendo juntos. a coisa mais fofa.
aproveitando o ensejo, tenho que começar a fazer o que?
tenho pediatra em dez., mas ele sabe menos que vc sobre isso... com certeza. rs.

carlagurgel@hotmail.com diz:
passar gaze com água filtrada ou soro, esfregando nos dentinhos
nao ouça os pediatras, eles nao sabem nada de dentes

priscilladepaula@gmail.com diz:
ahl... soro fisiológico?

carlagurgel@hotmail.com diz:
ou água fervida mesmo

priscilladepaula@gmail.com diz:
eu usava uma aguinha só, porque vc mandou eu não usar aquela com um pouco de água oxigenada (?- nem me lembro ).

carlagurgel@hotmail.com diz:
água oxigenada nao!

priscilladepaula@gmail.com diz:
é que a água fervida que sai da garrifinha que eu mantenho no quarto é quente, né? prefiro geladinha. pegava da pia, às vezes.
não pode, né?!

carlagurgel@hotmail.com diz:
nao

priscilladepaula@gmail.com diz:
vou manter uma garrafinha com soro fisiológico então.

carlagurgel@hotmail.com diz:
ou filtrada ou fervida

priscilladepaula@gmail.com diz:
vixe... fiz tudo errado antes dos dentes nascerem. achei que fosse frescura ter de ser água fervida.
tipo coisa a fazer com filho único, primeiro.
mistura a da garrafinha com uma que já fica na canequinha...

carlagurgel@hotmail.com diz:
é q nunca se sabe a origem da água e corre o risco de ter bactérias

priscilladepaula@gmail.com diz:
nossa!
puta merda!
tadinho.
mas bactéria por bactéria ele já come várias.

carlagurgel@hotmail.com diz:
cuidado com beijos na boca, soprar comida...
(FILHO, ESSA PARTE FOI IMPORTANTE!)

priscilladepaula@gmail.com diz:
põe tudo na boca.

carlagurgel@hotmail.com diz:
ahahahahah

priscilladepaula@gmail.com diz:
foi por isso mesmo que eu não me preocupava tanto em ferver ou filtrar a da limpeza.

carlagurgel@hotmail.com diz:
é, nao tem q ficar neura nao
nao tem problema

priscilladepaula@gmail.com diz:
pois isso... foi abandonando a neura que eu comecei a limpar a lingua e gengiva com água ou da pia, ou fria.
afinal....pode ser com água da pia ou só pode ser filtrada ou soro fisiológico?

carlagurgel@hotmail.com diz:
amiga, nao custa nada ser agua filtrada
pega da garrafa de água da cozinha
aquele filtro q vc tem

priscilladepaula@gmail.com diz:
eu vou deixar uma garrafinha de água filtrada no quarto dele, só pra isso. água mineral! hahahaha
é melhor a água filtrada do que o soro?

carlagurgel@hotmail.com diz:
isso
tanto faz

priscilladepaula@gmail.com diz:
tá.
o marco fica assim:" tadinho pri, vai machucar!"
eu digo: " tá maluco?! só faltava eu não limpar os dentinhos do menino!"

carlagurgel@hotmail.com diz:
nao machuca nao

priscilladepaula@gmail.com diz:
hahahahha

carlagurgel@hotmail.com diz:
ahahahahah
e sua babá?
tem q ver os dentes dela

priscilladepaula@gmail.com diz:
eu já mandei limpar.

carlagurgel@hotmail.com diz:
mas tem cárie?
pq passa as bacterias que dão cárie pro gabriel, entende?
(AQUI ELA CONFUNDIU SEU NOME, FILHO... TÁ PERDOADA. O BEBê DA MELHOR AMIGA DELA É GABRIEL)

priscilladepaula@gmail.com diz:
vira e mexe pergunto se ela limpou os dele. tem orientação para fazer isso 2 vezes enquanto eu estou no trabalho.

carlagurgel@hotmail.com diz:
só tem cárie quem nao tewm os dentes limpos
mesmo q ele tenha bactérias, se vc limpar nao tem cárie, entende?
(OLHA QUE IMPORTANTE ISSO, GENTE!)

carlagurgel@hotmail.com diz:
fala pra ela nao beijar ele na boca, nao soprar a comida pra ele antes

priscilladepaula@gmail.com diz:
na minha frente ela não sopra. bota na água fria quando esequenta demais.

carlagurgel@hotmail.com diz:
tem coisas q nao dá pra evitar
vc nao vai ter controle de tudo

priscilladepaula@gmail.com diz:
como é que eu faço?

carlagurgel@hotmail.com diz:
nessa idade, só rpecisa limpar os dentes 1x ao dia
se vc mesma limpar 1x já está otimo

priscilladepaula@gmail.com diz:
eu limpo 3. acho. a babá fica com 2 vezes e eu faço a noturna.

carlagurgel@hotmail.com diz:
nao tem q ser 3x
isso nao existe

priscilladepaula@gmail.com diz:
com água.
a gente limpa de manhã, depois do almoço e à noite, depois do jantar
tô com dó do meu filho!

carlagurgel@hotmail.com diz:
tudo bem, mas 1x só ao dia já é suficiente
esses dentinhos da frente são muito difíceis de desenvolver cárie. Só acontece qd nao limpa nunca, entende?
agora qd nascer os dentes de trás, tem q ter mais cuidado

priscilladepaula@gmail.com diz:
primeiro: vocÊ sugere duas vezes ou uma só? e quando?

carlagurgel@hotmail.com diz:
uma só está ótimo
no inicio a gente sugere na hora do banho
pq a criança está mais receptiva

priscilladepaula@gmail.com diz:
à noite, então.
beleza.
tá ótimo.

carlagurgel@hotmail.com diz:
isso

priscilladepaula@gmail.com diz:
com água mineral.
ok.

carlagurgel@hotmail.com diz:
ele está mamando muito durante a noite?

priscilladepaula@gmail.com diz:
não... não mama de madrugada desde o 4o. mes.
mama às 10h e dorme.
no peito.
mas eu não limpo a boca depois disso só. só depois do jantar, papinha.

carlagurgel@hotmail.com diz:
entao otimo
por enquanto nao tem problema
ela já fez 6 meses?

priscilladepaula@gmail.com diz:
carlinha, é por isso que vc tá achando rápido!
ele já tem 9 meses e 1/2 quase.

carlagurgel@hotmail.com diz:
affffffffffff

priscilladepaula@gmail.com diz:
nasceu dia 11 de fevereiro.

carlagurgel@hotmail.com diz:
nao vejo o tempo passar!

priscilladepaula@gmail.com diz:
ganhou os primeiros dentinhos com 9 meses.

carlagurgel@hotmail.com diz:
foi atrasado entao
geralmente é com 7
mas normal
vc pensa em parar de amamentar no peito com quantos meses?

priscilladepaula@gmail.com diz:
com 1 ano, talvez.
não antes disso.
por que?

carlagurgel@hotmail.com diz:
pq a gente nao aconselha passar de 1 ano
qd nascerem os dentes de trás vc vai ter q ter mais cuidado
vai ter q limpar os dentes após todas as mamadas

priscilladepaula@gmail.com diz:
entendi.

carlagurgel@hotmail.com diz:
o leite materno é cariogênico, ou seja, tem lactose que é um açucar e pode dar cárie

priscilladepaula@gmail.com diz:
vixe.
o industrial tam´bem, né?!

carlagurgel@hotmail.com diz:
o industrial é pior, pq as mães adoçam o leite com açucar
rafa já teve contato com açucar de algum tipo?

priscilladepaula@gmail.com diz:
não, a não ser que eu tenha alguém me sabotando na vida. acho que ababá não faria essa loucura.
ela sabe que eu sou super preocupada com isso.

carlagurgel@hotmail.com diz:
quanto mais tempo vc adiar isso, melhor

priscilladepaula@gmail.com diz:
ele só come fruta, orgânicos e arroz integral.

carlagurgel@hotmail.com diz:
otimo

priscilladepaula@gmail.com diz:
eu não quero oferecer antes de 1 ano.

carlagurgel@hotmail.com diz:
isso

priscilladepaula@gmail.com diz:
agora que ele tá mais atento, estou evitando até comer essas coisas gordas perto dele.
tipo ontem: comi sorvete longe.

carlagurgel@hotmail.com diz:
com certeza, a criança é o reflexo dos pais
eles imitam tudo q veem

priscilladepaula@gmail.com diz:
mas eu sou disciplinada.

carlagurgel@hotmail.com diz:
nao adianta falar uma coisa e fazer outra
geralmente os pais sao assim

priscilladepaula@gmail.com diz:
isso em tudo, né?1 não é só na higiene bucal... saúde, comportamento, tudo, tudo.

carlagurgel@hotmail.com diz:
normal

priscilladepaula@gmail.com diz:
a minha mãe nunca pregou o que não fazia também. eu sou igual. sou coerente.

carlagurgel@hotmail.com diz:
eles nao dao importancia a isso, mas nao tem noçao das consequencias no futuro
a educação vem de berço, como já diz o velho ditado

priscilladepaula@gmail.com diz:
mas é duro. as pessoas são ignorantes e cabeçudas. acham que vc é radical... querem te burlar, quando vc não está por perto.

carlagurgel@hotmail.com diz:
entao fica tranquila
é como eu falei, se vc limpar direitinho, ele nao vai ter cárie
nao importa se ele pegou as bactérias, entende?
bactéria nao se adere em superficie limpa

priscilladepaula@gmail.com diz:
ai, que alívio! ufa! só achei estranho sair de 3 vezes para uma vez ao dia, a limpeza.

carlagurgel@hotmail.com diz:
o unico cuidado é q vc vai ter q redobrar atençao com a limpeza dos dentes
nesse caso, se vc quiser pode continuar limpando 3x
nao custa redobrar o cuidado!

priscilladepaula@gmail.com diz:
ah, entendi. então ficamos com essa rotina: 3 x ao dia e só vou me preocupar com a água filtrada mesmo.

carlagurgel@hotmail.com diz:
a população já se acostumou com o hábito de escovar 3x
na realidade, um adulto q fica sem escovar 1 dia, nao tem problema. As pesquisas atuais dizem isso.
a cárie demora muito tempo pra se desenvolver em adultos
na criança q é mais rápido

priscilladepaula@gmail.com diz:
entendi.
que consultoria maravilhosa!
hahahah

carlagurgel@hotmail.com diz:
ahahahahh
amiga, tenho q ir

priscilladepaula@gmail.com diz:
vou escrever um texto sobre os dentinhos no blog e falar de vocÊ!

Conclusão:
Continuaremos limpando 3 vezes ao dia, porque não tem problema. Mas se for bem feito e ficar só em uma, tudo bem. Outra coisa: a garrafinha com a água filtrada já está no seu quarto! E os dentinhos tem de ser limpados, esfregados. Vou caprichar, com gaze, pra não machucar. Ontem me partiu o coração quando o seu pai disse que tinha sangue. Eu me senti culpada, mas me perdoei rapidinho, porque tenho certeza que não pus força. Acho que o paninho grosso atrapalhou.
Filho, você tá lindo com os dentinhos, que ganham tamanho muito rapidamente, já percebi! A gente te aaaaammmmmaaaaaaaaaaa!

Um comentário:

Rodrigo Salata disse...

Oximetros de Pulso
http://www.contec.med.br