21 de julho de 2009

Férias na Bahia: registro só de alegria


Suas primeiras férias foram na Bahia. Saímos de SP agasalhados, você com gorrinho, na manhã do sábado 11 de julho, seu aniversário de cinco meses. Descemos do avião e já sentimos o bafo quente daquela terra maravilhosa. O voo foi ótimo, você mamou na decolagem e no pouso e não sentiu a pressão nos ouvidos. Ou seja, nota 10! Ainda no aeroporto, enquanto seu pai alugava um carro, comecei a te despir. Muquinhos de fora, pronto para encarar a sua primeira semana de dobrinhas à mostra e, basicamente, fralda como vestuário. Foi o melhor de tudo! Mamãe não se cansava de te beijar e de admirar o seu corpinho formoso. Ai, que delícia!
À noite, encontramos a Camila, de BH. Eu já imaginava que ela morasse no mesmo prédio do apartamento da Tuca e do Berni, onde ficamos hospedados. Era lá mesmo e, por isso, nos vimos duas vezes. O Samuel, filho dela, já está com 11 meses e andou pela casa toda. O que a obrigou a seguí-lo o tempo todo sem trégua para sentar. Só fiquei pensando em você daqui uns meses...


No domingo passamos o dia em Ipitanga, a casa de praia da tia Cris, amiga baiana da mamãe há vinte anos. Foi bacana estar com você lá... Imagine, a família dela me via desde a adolescência e agora conheceu você. A casa estava cheia, a família paterna é gigantesca. Parecia uma creche, de tanta criança. Havia quatro bebês entre cinco e seis meses, incluindo você. Tia Júlia, que por causa do neto João se apresenta para todos como "vovó", resolveu olhar todos ao mesmo tempo enquanto as mães almoçavam. Você durou pouco, porque as suas dormidinhas de dia costumam ser de, no máximo, 30 minutos. Mas gostou do clima, do ambiente, e não deu trabalho nenhum. Estava feliz, como sempre, graças a Deus.


No fim de tarde de segunda, a Vivi e o Tadeu foram lá apresentar o Guilherme, que é cinco dias mais novo que você. É incrível como o desenvolvimento é semelhante.
O encontro foi bacana. Você ganhou de presente uma corneta igual a dele, cheia de sons e musiquinhas.

Suas noites lá foram tranquilas, você acordou de madrugada em apenas uma delas. Eu dei de mamar porque o calor era tanto que não sabia se você estava com sede. Fiquei com dó e, por bom senso, quebrei a regra.
Na terça-feira fomos para a Costa do Sauípe. De lá, mamãe quer deixar registrado que você fez várias coisas novas na sua vidinha. O sol estava forte então, te poupei da exposição. O protetor solar foi usado todos os dias, mesmo na sombra. É, mormaço queima! No segundo dia conseguimos colocar você na água... com óculos escuros, todo todo... Engraçado! Pra falar verdade, você só aceitou usá-los naquela horinha, porque sentiu o conforto na claridade extrema. Mas com o tempo eles te incomodaram e você não quis mais. Na sombra não pôs de jeito nenhum. Arrasou... teve mãe que veio perguntar onde foram comprados. Acho que quando estiver maiorzinho vai gostar mais.



A bóia você adorou. Ficamos ali, na piscininha do hotel mesmo, porque a praia é de pedra e, quando a maré baixava, às vezes o sol estava muito forte. Tivemos a sorte de encontrar a praia vazia num fim de tarde. Pensei em entrar com você, mas já estava friozinho. Aproveitamos então pra botar os seus pezinhos e te fiz pular umas ondinhas.



Você não reclamou nada, portanto, entendi que gostou. Mas demostrou sentir a diferença da textura da areia, porque ficava encolhendo os pezinhos quando eu os colocava no chão. Fofo!

Quanto à alimentação, a novidade ficou por conta da água de côco e do mamãozinho, basicamente. Aliás, em Salvador, você comeu a primeira bananinha com laranja lima espremida em cima e tomou água de côco todos os dias. No último, com o maior gosto.
De noite, na hora do jantar, você dava um trabalhinho porque em vez de estar dormindo ou relaxando, como fazemos em casa, te colocávamos no carrinho para ir comer. Aí começava um choro de cansaço que nos obrigava a nos virar pra conseguir jantar até o fim. Muitas vezes, eu comia antes e saía correndo com você pra dar banho e mamar enquanto seu pai terminava. O hotel acabou não instalando o berço no nosso quarto, mas como havia duas camas grandes, eu acabei dormindo com você. Em todas às noites, sem exceção, você acordou. Ai, ai, ai... O barulho daquela descarga no banheiro ao lado da nossa cama interrompia o seu sono e eu ficava a ponto de morrer. Pra não ter escândalo no hotel, dá-lhe peito... Fiquei até com medo de você desaprender a dormir. Mas essa noite, a primeira de volta em casa, foi perfeita. Você chegou tão cansado que dormiu nove horas direto. Das 22h30 até 07h30. Rafael, mamãe só tem uma coisa a dizer: você é tudo de bom! E as fotos das férias ficaram lindas, sem tirar nem por!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ei Pri,

foi bom passar por aqui e ver as fotos do Rafael. Cada dia mais forte e desenvolvido. Eu rí muito... não pude conter-me diante do "nenem barbado". Tadinhooo... Espero que logo a situação se resolva. Ele está enorme né?! Beijos, depois nos falamos mais.

Ass, Tia Gá.

CRIS/SOL disse...

PRI,
FOI UMA DELÍCIA PARA TODA A FAMÍLIA CONHECER RAFAEL! SAIBAM QUE SÃO BEM VINDOS SEMPRE AQUI EM SALVADOR! DOU NOTÍCIAS QUANDO MATHEUS NASCER.
BJS, CRIS