10 de julho de 2009

Rafael na virada para o quinto mês



A consulta do quinto mês foi quatro dias antes de você de fato completá-lo. Como sempre, foi uma celebração. Você engordou e cresceu, mas num ritmo menor, como já era esperado. Estava pesando 7.900 kg (apenas 100 gramas acima da média) e medindo 66 cm, na média. Tá grandão! Mas o crescimento já não é mais tão acelerado, senão as crianças se transformariam em gigantes. E o ganho de peso cai, porque vocês se mexem muito e gastam mais energia. A novidade é que neste mês você começa a comer frutas e sopinhas. Ai meu Deus, deu até um aperto no coração... Não vou mentir que é duro ver que você está deixando de ser o nosso bebezinho. Até então, tudo que você era saiu da mamãe. Você nunca tinha comido ou bebido nada que não fosse o leite do peito... agora está crescendo! Seu pai prestou muita atenção nas orientações porque é ele quem vai preparar as suas sopinhas. Tudo com orgânico, porque a gente vai investir nisso. O Dr. Fran disse que faz diferença, neste momento em que os órgãos estão se desenvolvendo. A tia Kika tem um fornecedor e a mamãe vai pedir todos os contatos para ela.
As frutinhas do mês serão as seguintes: banana prata, com laranja lima espremidinha em cima; mamãozinho papaya; caqui (o "MUST", segundo o médico!); perinha macia e/ ou abacate com melzinho natural (vamos usar o que a tia Kika e o Marcus Aurélio estão produzindo no sítio, com geléia real ainda por cima!).
Como vamos para a Bahia neste sábado, a sopinha vai ficar para última semana antes da mamãe voltar a trabalhar. Lá você poderá tomar água de cocô natural! Que delícia! O aleitamento materno fica até o sexto mês, pelo menos. Vou te dar mamar antes do trabalho e à noite. Se você pegar a papinha na hora do almoço, não precisa de peito. Mas se recusar, daí tem de mamar três vezes.
Outras novidades que farão parte das nossas férias: vai poder entrar na piscina (que graça vai ser!), mesmo na sombra vamos passar protetor solar fator 50 e ainda vai poder usar os óculos escuros que a mamãe e o papai compraram (vi no Discovery Home and Health e quis um igual. O pediatra disse que pode usar porque já preserva os olhos desde cedo). Quanto ao desenvolvimento, já está a caminho de sentar sozinho - até o sexto mês terá alcançado isso - e agora começa a fase de encontrar o pezinho. A mamãe já te viu pegando nele umas três vezes quando foi colocado sentadinho nas almofadas.

O 'BIGODON' E O CORPINHO
Seu pai fica dizendo que você vai para o circo. "Com vocês, o nenem barbado!!!!!", provoca. É triste e engraçado ao mesmo tempo. É que o bigode está realmente muito acentuado e nenhum de nós dois tem muito pêlo (com ou cem o acento, depois da nova regra?). O pediatra disse que os pelinhos da testa e bigode estão ali por causa do remédio que eu estou tomando mesmo. O fato é que eles vão cair se eu parar de tomar. Ou, quando você não estiver mais mamando no peito. A minha preocupação era essa. Até interrompi a medicação uma semana antes da sua vó chegar, com medo de que esses pêlos não caíssem até serem vencidos por um barbeador na adolescência. rs. Mas o Dr. Fran disse que caem. Então, resolvi que vou continuar me medicando, porque a situação está triste. O meu cabelo, que já é pouco, está caindo demais...
O que mais sobre você? Bem, já está empinando o pescocinho há duas semanas e nós devemos continuar incentivando isso, te colocando de costas e fazendo barreira com os nossos braços nos seus pezinhos, pra que você force para tentar se arrastar. Você passou boa parte da consulta prestando atenção no médico. Na hora de tirar a sua roupinha pra te medir e examinar, você arranjou confusão. Chorou forte, tadinho, e até fez xixi sentado lá. Engraçado porque quando você está chatinho em casa, eu perdi a dó de te ver chorar... mas lá deu dó sim. Dá vontade de te catar no colo, te embrulhar e não largar mais. É que você se transforma em motivo de orgulho durante toda a consulta e falar de você faz com que a gente se apaixone ainda mais pelo seu desenvolvimento e pelas novidades que estão por vir. Seu pai passou a consulta com você no colo e nós dois te acariciando o tempo todo. Saímos de lá felizes, como sempre. A próxima consulta é daqui um mês. Viva você!!!

2 comentários:

Helena disse...

Pri, ele está uma delíííícia!!!! Parabéns!

Fabiana Panachão disse...

Pri, estou encantada com o Rafael!!! Lindo, meigo, homenzinho!! Adorei o apelido de tatuzinho :)
o vídeo é emocionante, vc no hospital, o pai com ele no colo!!!! toda a felicidade do mundo pra vocês! Com amor da amiga, Fabi