12 de junho de 2009

"Tem fermento nesse leite"

Foi o que o pediatra disse quando constatou que você cresceu cinco centímetros em um mês! É uma maravilha ouvir isso e ele certamente sabe, principalmente porque tudo é só do leite materno ainda. Ai que orgulho, de novo! Você agora chegou aos 65 cm. Dezoito a mais do que nasceu e um centímetro mais alto que a média. Já no peso, está como a maioria: 7,360 kg (a balança alterna e a foto daqui não registrou a marca final - dá vontade de te morder!!! Que coisa mais linda... olha os pezinhos!). Quanto ao seu desenvolvimento, está tudo indo super bem. Você está espertíssimo, com uma agilidade incrível. As pernas se mexem a cada semana com mais rigor. As maõzinhas, como previsto, já se encontraram.



Começou na quarta-feira, véspera do seu aniversário de quatro meses. É lindo ver. Já os olhos não deixam nada passar despercebido. Você repara tudo e tem um gosto especial por estampas. rs. Acho engraçado quando encontra os pezinhos do macacão que está vestindo hoje - o de listrinha bege e marrom, que o papai trouxe. Você fica observando o tecido, olhando fixamente para os pés. É o máximo! Ah, tem mais novidade... o cuspe! Quanta bolha você anda fazendo. Diz a Dorinha que são as bolhinhas de sabão. Boa! Segundo o médico, isso acontece porque as enzimas aumentam e provocam uma salivação maior. Haja babador! (acabei de te flagrar, enquanto escrevo, com tudo isso na boca!) A gente acha engraçado, porque as bolhinhas sempre veem acompanhadas de um barulhinho. Você está esperto demais e, como diz o seu pai, esbanjando saúde! Graças a Deus.

Faltou dizer o que mais aqui? Gente, como assim ?? Mamãe estava se esquecendo de deixar registrado o tanto que o seu sono progrediu! Tenho certeza que foi graças aos princípios do livro "Nana Nenê", de de Garry Ezzo e Robert Buckman (Esse livro é perfeito! Como a Larissa mesmo dizia, toda mãe tem de ler. O problema é que tem um homônimo, com uma vírgula de diferença que é uma porcaria. Eu, por exemplo, li o ruim primeiro). Filho, só nesta semana você dormiu quatro noites entre nove e nove horas e cinquenta minutos direto. No dia da consulta do Dr. Fran tinham sido três noites consecutivas. Lá, aproveitei para começar a falar das boas notícias e ele logo disse: "Então Priscilla, agora acabou a história de amamentar de madrugada! Se acordar, dê uma chupeta* mas não dê de mamar porque depois, com dois anos, é muito mais difícil cortar esse hábito. Aí é na base do não, do estresse... e há criança até que vomita!". Eu já tinha lido tudo isso no livro, que até o pediatra indicou nesse dia de tão bom que é. Bem, na noite da consulta, é claro, você acordou... eu já previa que isso ia acontecer só para gente ter que colocar em prática o "te enrolar". Ave, você acordou menos de quatro horas depois de ter ficado uma hora e 20 min no peito. Seu pai enlouqueceu!
Queria porque queria que eu te amamentasse, desrespeitando tudo o que o pediatra sugeriu na consulta. Ele achava que eu estava judiando de você. Dizia que não amamentar era coisa da pré-história, que ia queimar os livros, que você só tinha quatro meses... entre outras coisas.



Hoje dá até pra rir, mas foi duro, filho! Ele me chamou até de 'mutante'. Vê se pode!!!!! Eu não sei como suportei te ouvir chorar e ouvir tudo o que ele dizia... mas quando estava sendo vencida pelo cansaço e ia te oferecer o peito (seria um erro), você dormiu! Ai, que benção. Obrigada!

As duas noites consecutivas também foram de provação, mas bem mais brandas. E depois, seu pai resolveu aceitar o que o pediatra sugeriu e o que eu resolvi colocar em prática. Ele acabou ajudando a te ninar duas noites depois, sem falar nada. Como estávamos confiantes de que tínhamos que fazer aquilo, você até foi fácil. Em 45 minutos dormiu... (Essa história da confiança dos pais na medida a ser adotada está no 'Nana, nenê', com a vírgula no título. Talvez seja a única coisa realmente bacana desse outro livro). Só pra terminar esse assunto, essa noite - três depois da consulta, você voltou a dormir nove horas direto. A gente saiu para jantar ontem no dia dos namorados e, graças ao seu sono, a mamãe conseguiu dormir o suficiente até a hora que você acordou para mamar hoje cedo. Que lindo!


* A CHUPETA - O 'BU'
Pois é, o pediatra só sugeriu te enrolar usando a chupeta porque eu disse que você pegou uma da Chicco. A Mariana também só conseguiu que o Bernardo pegasse essa e me falou da bendita num almoço lá no Museu da Casa Brasileira, há uma semana. Eu pirei! Resolvi que tinha que comprar para te dar, já que os benefícios, segundo ela, tinham sido inúmeros. Mas no sábado seu pai estava mal de gripe - que eu acabei pegando dele, de novo - e voltamos direto para casa. No domingo à noite, sua irmã foi com o seu primo Pedrinho lá no Vila Lobos comprar depois do churrasco que seu pai fez em casa. Eu implorei e a Fê atendeu prontamente o pedido. Parecia um milagre. Você estava chatinho e ainda não tinha dado a hora do seu banho. Eu tinha que te enrolar... Daí, eu a esterelizei e colei na sua boca prendendo-a entre o meu peito e o seu rostinho - foi a Alê que disse que fazia isso com o Gustavo, um mês mais novo que você. Deu tão certo que eu nem acreditei... você ficou tão quieto que até cochilou. Fala sério! Que chupeta é essa gente? Tem o que na borracha? ( a Larissa disse que de látex faz mal, tem de ser de silicone... mas eu tinha que tentar a milagrosa!) Ah, também foi só naquele dia... depois você deixou de amá-la. Mas é preciso reconhecer que ela já me ajudou outras vezes nesses últimos dias, inclusive nas madrugadas de provação. Antes dela, você não quis nenhuma outra. Então, vamos continuar com a milagrosa ou, como diríamos em Minas, com o milagroso. Lá é bico, não é chupeta. E o apelido carinhoso é Bu.

4 comentários:

Camila Marinho disse...

Pri, você é muito engraçada!!! Sempre que posso passo aqui para ver se postou algo, mas não tenho comentado pela falta de tempo. Dou risada das coisas que escreve. E como o Rafa tá lindo!!! Grandão que é uma beleza!!!! Quer dizer então que ele pegou o bico??? Samuel pegou com 3 meses, mas confesso que até hoje eu tenho birra de bico. Morro de medo de ser daqueles meninos que, com 2 anos, fica de bico o dia inteiro na boca. Mas tem uma vantagem: acalma que é uma maravilha!!! Mas Samuel só usa para dormir. Sobre dar peito de madrugada, Samuel às vezes ainda acorda para mamar. Mas sei que é uma manha, o que tento cortar!!! Ás vezes dou o bico e ele volta a dormir. Mas de uns tempos para cá, quando ele acorda, ele mesmo pega o bico. Isso eu comecei a ensinar. Ensinava que o bico dele estava no berço, sempre no mesmo lugar. Hoje eu deixo dois bicos, porque se ele não encontra um, tem o outro. Afinal, essa história da mãe ter que levantar para dar o bico é complicada!!! Eles tem que aprender, ter independência. Assim eu penso! E de uns tempos para cá comecei a deixar Samuel chorar, quando era manha. Na primeira vez ele chorou meia hora direto. Esguelou! Depois, cansou e dormiu direto. Agora, eles às vezes dá um chorinho de um, dois minutos, acha o bico, pega e volta a dormir. Lógico que não é sempre que isso funciona. Tem dias que tenho que dar o peito. Mas Marcones é como o Marco. Acha errado deixar chorar! acha que tenho que dar o peito. Ele diz que fico lendo "essas coisas" na internet e bla blá bla....Mas fui pelo instinto, não pela internet. E tem funcionado. Ele agora é mais independente. Acorda, resmunga, pega o bico e volta a dormir. Mas de uma coisa tenho certeza: menino que mama no peito tem o sono mais irregular. Porque de repente eles cismam que querem o peito e pronto! Não há paliativo!!! Já conversei com muitas mães que amamentam e elas dizem o mesmo!! Bom, escrevi demais! Bjs

Manoela Maia McGovern disse...

Estou adorando seu blog e do Rafa! Morri de rir quando li que o Marco queria queimar os livros hahaha. Muito bom! E quanto a chupeta, é verdade. O Gui só queria essa também. É uma coisa de outro mundo. Parabéns pelas evoluções do Rafael. Estou super feliz por vocês! Saudades!

Eliane de Sá disse...

Pri, que lindo! Que grandão está esse menino! E o mais bacana é saber que o responsável por isso tudo é o leite da mamãe! Isso enche a gente de orgulho né?!!!
Morri de rir com essa história de mutante!!! Acho que pai é tudo igual, só muda de endereço! hehehe!!!
De agora pra frente, sua qualidade de sono vai melhorar muito. Só a partir dessa idade, eles começam a estabelecer uma rotina legal de sono à noite, ufa!!!
A médica do André insistiu muito para a gente dar chupeta para ele. Ela disse que isso iria acalmá-lo muito.Eu até que tentei, mas ele não só aceitava quando ela estava com funchicória. Quando acabou a fase da funchicória, adeus chupeta! Pena que eu não conheci essa milagrosa!
Beijão para vocês!
Eliane e André

Lígia Pagenotto disse...

Que fofo que tá esse bebê, nossa!!
Parabéns pro seu leite, Priscila! Infelizmente o meu não era tão fermentado assim. O Francisco só cresceu pra valer quando pegou a mamadeira, meu leite era pouco, eu não conseguia amamentar porque a Isadora ficava em cima, com ciúme. Já na vez dela consegui até os 7 meses. Fico feliz de ver que com o Rafael tá tudo indo muito bem. Grande beijo pra vocês três. Espero em breve arrumar um tempo na agenda e ir conhecer esse meninão lindo.
Lígia