9 de maio de 2009

O choro enlouquecedor... Dr. Fran e Super Nanny!

Mamãe passou a madrugada pensando no Nan. Até desci para a cozinha para preparar a água potável fervida, mas descobri que ainda não quero te dar. Logo logo será possível entender porque o leite é a "chave" desse registro aqui.
Bem, ontem vivi momentos de desespero. Você urrou duas vezes à tarde no carro com a babá. A primeira voltando do shopping. Faltavam pouco menos de 30 minutos para você mamar de novo e você não deu trégua. Jesus, é uma coisa de enlouquecer! Você chora como se estivesse sendo crucificado inclusive, de tão forte. Eu dizia para ela passar o paninho no seu rosto porque poderia ser sono, já que você tinha dormido menos de uma hora. Não adiantava. Outra tentativa foi usar o chocalinho barulhento... não adiantou. No fim, eu já estava tão desesperada, sem entender que dizia: "Então deixe chorar!". A gente fica brava, mas ao mesmo tempo, querendo te ajudar. Só sei que eu ficava dando sugestões para cada hora ela fazer uma coisa nos menos de 4 quilômetros, que pareciam uma imensidão. Ah, detalhe: logo no começo, a cancela que a mamãe escolheu para sair do shopping enguiçou... e você no carro chorando. Ai, que desespero gente! No carro ainda pensei que eu tinha que comprar uma sirene e botar em cima para abrir passagem... parece que quando a gente está com pressa, tudo demora mais. Se em vez de botar a sirene eu botasse um alto falante com o seu choro, teria a mesma eficácia. É um negócio de doido... de tão alto! Chegamos em casa, finalmente, te peguei no colo e consegui te acalmar. UUUUFFFFAAAAAAA! Quer dizer, bem mais ou menos, porque tive que me virar nos 30 para conseguir botar parte da roupa de ginástica. Eram 15h já e às 16h eu tinha aula marcada no clube com a Paula. Colei você no peito e a paz reinou! Te amei de novo e, enquanto te amamentava, ficava pensando o que teria provocado aquele surto. Só Deus sabe o que passou na minha cabeça... a ponto de eu achar que podia ter sido até o seu nome! É, desde que a mamãe escolheu Rafael, ouvi de várias pessoas: "Prepare-se, porque eles dão muito trabalho!". O seu avó Marcos disse: "Todo Rafael é da pá virada!". Mas eu amo o seu nome, você foi planejado, não tem nenhuma dorzinha, recebe amor constante... então o que poderia ser?, eu pensava. Talvez, a fome. Você mamou quase quarenta minutos, como se nada tivesse acontecido. Ficava me olhando com uma cara de levado, me observando, esboçando até sorrisos no peito! Quando você terminou, zunei. Te botei no carro com a babá e fomos para o clube. Quanta saideira... mas filho, eu não podia te deixar aqui em casa só com ela de jeito nenhum.

SURTOS
Na véspera, tive que sair às pressas da drenagem, porque você surtou também. Seu pai me ligou no meio da sessão. Eu quase desliguei dizendo: "Tô na massagem!". Ele gritou do outro lado: "Ou, ou... o nenem tá chorando em casa!!!". Pulei da maca, deixei a Maria Paula de cabelo em pé e vim para casa... de novo, faltou só a sirene, porque eu estava maluca. Por isso, não ia arriscar deixar você no dia seguinte sozinho de novo. Eu e seu pai pensamos muito e achamos que você chorou daquele jeito porque ainda não se acostumou com a babá. Era o quarto dia dela e, a mamãe ainda quer fazer tudo. Se posso, te pego em vez de deixá-la. Mamãe ficou colada em você quase três meses. Você teve as suas duas avós nos primeiros 40 dias, mas depois fui só eu... agora vai para outro colo, com outro cheiro... demora mesmo para se acostumar. Deve assustar até.
Pois bem, no clube você dormiu! Realmente você adora aquele lugar. Também, vai lá desde que tinha 10, 12 dias de vida...Quando saí da aula (perdi 15 minutos, porque não consegui chegar na hora), você estava dormindo. Deu até medo de mexer no seu carrinho... e não deu outra: você acabou acordando. Tive que passar na farmácia para comprar uma neosaldina - a sinusite atacou - e te deixei no carro. Quando voltei, de repente, você surtou. Foi um choro instântaneo, daqueles de susto. O que será que aconteceu? A batida da porta? Não dá para saber! Desci, peguei você no colo, mas não adiantou. Acabei te devolvendo para o colo da babá para conseguir chegar em casa. Você chorava, chorava, chorava de um jeito que eu não sabia o que fazer. Era a segunda crise do dia. Meu Deus, fiquei sem rumo. Chegando em casa, se acalmou um pouco. Te meti no banho para dar de mamar depois. Antes consegui tomar uma ducha, mais rápida do que aquelas que a gente toma de água fria quando vai entrar na sauna. Eu estava tão preocupada com os episódios incomuns de choro intenso antes da hora de mamar, misturado com a dor de cabeça e o remédio, que achei que não ia ter leite para a sua mamada noturna. É impressionante como essas coisas deixam a mãe desorientada, insegura. Eu fiquei assim. Pior, você pegou o primeiro peito e, vinte minutos depois, começou a reclamar. Também não sei porquê, mas te mudei de peito e você ficou quietinho. Liguei para o seu pai às pressas pedindo para ele voltar para casa antes porque eu achava que você precisaria do Nan, pela primeira vez. Ele ficou de ligar para o Dr. Fran. No fim, quando ele conseguiu superar o trânsito cão, você já estava a 1 hora e 40 no peito, calminho, cochilando e sugando. O Dr. Fran ligou logo em seguida. Resumi um pouco do problema, mas disse que você tinha tido dois ataques de choro intenso meia hora e 50 minutos antes de mamar e que eu não sabia se podia ser fome... Eu também só lembrava da história da Laura. Ela dizia que teve uma época que o Lucas chorava muito. Depois de várias tentativas, a pediatra sugeriu dar o Nan. Apesar do ganho de peso constante, ele poderia estar querendo mais do que recebia no peito. Dito e feito: o bebê ficou bonzinho de novo. No seu caso, era diferente, porque você não chorava muito de dia se não fosse na hora de mamar. Contei um pouco do caso para o nosso pediatra e o Fran sugeriu tentar dar o Nan, então. Disse para dar de madrugada, quando você acordasse de novo. Tudo beleza... só que faltou perguntar se podia deixar preparado já. Na lata não tem orientação e eu não tive coragem de ligar de novo... foi quando o seu pai falou: Então liga para a Laura!". Boa! Foi o que fiz.

A SUPER NANNY
Liguei no celular dela... era pouco antes das 21h. Achei péssimo, mas pensei que no celular seria menos mal. Ela estava em casa e disse que me ligaria. Quando eu falei com ligava, ela fez: "Não, não!!! O Lucas acabou de dormir!". Só quem é mãe de bebê entende o desespero que é ter o telefone tocando à noite em casa, quando a gente está fazendo o bebê dormir ou está dormindo. Logo que eu disse: "Olá, Super Nanny!", ela riu e disse: "O quê, é alguma dúvida?!". Claro, né?! A essa hora! Conversamos um tempo, falei de toda a história para dizer: "Afinal, posso preparar o Nan agora para dar de madrugada?". Não! Ela me ensinou até o truque que usa para não ter que ir para cozinha esquentar a água enquanto o nenem chora: deixa o pó na mamadeira e usa a água da garrafa térmica para prepará-lo. Fast-food! Falamos bastante (ela também disse que chegou a achar que o nome que escolheu era o motivo do trabalho que o bebê dava. A gente pensa cada coisa!) e ouvi o choro do Lucas no fundo. Desliguei na hora... Daí, fui conversar com o seu pai, que estava ouvindo ADRIANA PARTIMPIM, um presente que ele trouxe antecipado de dia das mães. Você vai amar as músicas, Rafael. Bem, comecei a analisar e descobrir que não posso te dar o nan de madrugada, afinal, o peito fica cheio demais. Há noites em que eu torço para você despertar para mamar. Então, a solução seria te dar na mamada da noite. Em vez de te deixar duas horas no peito, você mamaria uns 40 minutos e depois, se ainda quisesse, pegaria o Nan. Teoricamente, né?!, porque a gente nem sabe se você aceitaria. De qualquer forma, eu fui dormir pensando que tentaria só no dia seguinte (hoje). E depois de pensar, pensar, pensar, descobri que não quero te dar o Nan! O fim de semana vai servir para entender se o choro foi a mudança na sua vida - a babá - ou se é fome. Se você chorar hoje com o seu pai e a sua mãe, daí não vai ter jeito... vou tentar o complemento. Mas se não chorar, aí vou ver o que faço. Eu amo ver que tudo que você é saiu de mim. Por isso quero evitar ao máximo te dar outro leite que não seja o do peito! É isso... se Deus quiser, o motivo do choro há de ser a mudança... e você há de se acostumar com ela, logo, logo.

Nenhum comentário: