24 de fevereiro de 2010

O primeiro aniversário





fotos: Renata Angerami


Foi uma festa super bacana, a gente achou. Recebemos os amigos em casa e você se divertiu. A gente resolveu fazer por aqui mesmo porque achávamos desnecessário ir para um buffet na festinha de um ano. Além do mais, a gente sempre gostou de receber em casa e nunca tivemos problema com a bagunça que faz. Com alguém para arrumar, dá tudo certo depois.
Chamei as amigas mães mais próximas e apenas três ainda sem filhos. Era uma festa infantil, por isso a lista tinha de ser objetiva. Mas como seria em casa, tínhamos que restringir. Seu pai chamou alguns amigos do trabalho e eu fui mais cautelosa, com medo de virar uma insanidade aqui. Foi bom, porque estava cheia a casa, mas foi tudo na medida, graças a Deus.
Bem, na ante-véspera tive um contratempo, quando o buffet ligou para acertar tudo. Na primeira frase o: " então, sua festa vai ser no dia 21, domingo!" Eu quase pirei! como assim no dia 21? Você está enganado! 'E no dia 20, sábado!", esbravejei com o dono do buffet. Ele me assegurou que eu tinha mandado por email com essa data. Por email, filho? Batom na cueca, como diz o seu pai! Fui checar e tinha sido isso mesmo, me confundi 'big time' ! E agora, José? Acho que o cara percebeu o meu desespero. Eu dizia: " Mas Ademar, meus convidados virão no sábado, meus pais estão vindo de Minas, não vão estar aqui no domingo! Como eu faço? Tem que ser no sábado, me ajude!!!!!!!", já quase morrendo. Putis grila, já pensou no que ia acontecer?! Logo liguei pro seu avô, que tinha ligado momentos antes para falar da viagem. Pedi para ele fazer uma oração por lá para que o cara conseguisse prestar o serviço já que ele teria 9 (NOVE!) festas no sábado e não tinha gente para fazer a nossa! Que desespero! Eu só teria a resposta no dia seguinte, sexta-feira, pela manhã. Quase não contei pro seu pai, com medo da reação dele. Mas não resisti e confessei. Ele foi super compreensível, não falou nada quase. Só disse que não dava para gente esperar o cara dizer não, que era pra ligar logo cedo para uma conhecida bunqueteira para resolver, ainda que fosse custar uma fortuna! Mas o vovô já tinha anunciado: "Nesses casos é sim ou não, filha. Não existe meio termo. Se ele disse que ia ver, é porque vai dar para fazer!" E assim foi! Conseguimos manter a data sem muitos transtornos. O único porém, que eu também já previa, era a decoração. A Tia Laura tinha ajudado a gente a fazer o convitinho no tema Madagascar e mandamos emails com você pegando no pé da Zebra para os amigos. De repente, o dono do buffet disse que para o sábado não tinha mais o tema. Mas tinha uma decoradora para indicar! Era a solução, né?! Pagamos um pouco a mais e a moça já veio na sexta no início da tarde montar. Confesso que me assustei com o tamanho. O negócio parecia um Titanic na nossa sala, gigante. Ate coube, mas tivemos que mudar o sofá de lugar e ocupou muito mais espaço do que eu previa inicialmente. Queria deixar o centro da sala mais livre pra vocês brincarem, mas não teve jeito. Tudo bem... pelo menos veio. E era mais bonita também que a outra.

FAMÍLIA EM CASA
À noite, chegaram sua avó e avô. Tio Pedro e vô Alexandre acabaram ficando pra trás porque o tio esqueceu o documento e teve que voltar em casa, para pegar um voo só mais tarde. Os padrinhos chegaram cedo aqui, por volta das 17h30. Perdi a foto da chegada! Quando abri a porta e você estava de pé, do meu lado, vovó foi à loucura! Ajoelhou no passeio e abriu os braços para você! Foi lindo! Vovô ficou do lado, orgulhoso. Eles passaram todo o fim de tarde te curtindo, vendo você andar. Pena que a gente não mora na mesma cidade! Quando você já estava pra mamar e dormir, tio Pedro chegou com Alexandre secos de vontade de te ver. Mas foi coisa rápida.

O DIA DA FESTA

Você estava muito excitado e, como diz a vovó, o mundo ficou tão interessante que não conseguia dormir como faz normalmente. De noite ainda foi, mas acordou às 6h30 para mamar. Justo na semana em que eu não te amamentei quase dia nenhum para não te acordar, no dia de folga você levanta! É seeeeeeempre assim, filho! Você adivinha!
Então, mamou e percebeu que o vovô estava no quarto. Pergunta se dormiu de novo? Claro que não, né?! Acordou para vida. Ficamos com você os dois até umas 7h30, quando a vovó nos rendeu. Você passou a manhã super ligado. Foi dormir lá pelas 10h30 até 12h40, uma maravilha. Assim ia ter energia suficiente para o aniversário.

A FESTA

Começava às 16h, mas a mamãe se enrolou um pouco e, quando desceu, já tinha gente. Logo logo foi chegando mais... e você, várias vezes, ao ver os presentes dizia: " Abre, abre!" Como assim, filho? " Abre, abre!", com um ano! Parece até que sabia que eram para você. Essas teorias da psicologia infantil estão mesmo defasadas porque a vovó apontou umas coisas que você já faz e que os livros dizem que só bebês de 2 anos fazem.
A casa encheu. Foi muito bacana. Nós estávamos bem felizes com quem veio te prestigiar. Renata, amiga da Rê, foi chamada para fazer as fotos. Foi ótimo, porque nos despreocupamos com isso. Você no início estava meio chatinho, chorou um pouco quando eu te pegava para bater alguma, mas acho que é porque queria ficar no chão, porque não deu trabalho ao longo do tia. Não se ouviu um pio de reclamação. Você logo agarrou no brinquedinho que a Letícia e o Lúcio deram e ficou andando pela casa, que pegava fogo com as crianças mais velhas. Vieram várias: os dois deles, os três da Fê, o Vini da Tia Cris, os netos da Dorinha, a filha da Rose (gente, que agitação é aquela, Deus me acuda!), e outros mais velhos: Marina (só uma passadinha!); Davi (enteado da Pri); três Fraguinhas e depois o enteado do Cosme. Bebês tinham alguns também: seus amigos Sarinha e Lucas, o Bernardo, a Michelle da Vanessa e o Marco, da Tati. Todos lindos.
Faltou o Kauã que depois a mamãe descobriu que veio, no domingo, mas não bateu porque a Ju ficou com vergonha de incomodar! Que pena, filho! A gente passou o dia seguinte todo no quintal, na piscininha, e ele todo frustrado porque não comeu do bolo. Ah, nem! Eles tinham que ter batido, até porque a sua própria mãe confundiu as datas, então entende muito bem o caso! (Culpa daquela escala de Carnaval que nunca saia e eu não sabia se a gente ia ou não trabalhar neste fim de semana. Fiquei fazendo tantas especulações de datas em que o papai e eu estaríamos juntos à tarde que deu no que deu!)

A VELA E O SONINHO


Ainda durante a sua festinha, deu umas 7h da noite e eu me dei conta que tinha que cantar os parabéns. Seu pai já tinha distribuído as surpresinhas (bolinhas de sabão) de tanto que as crianças insistiram. Aí, o menino do buffet me pergunta, exatamente assim: " A senhora vai usar a sua vela ou a nossa?" [sic]. Eu fiz: "A de vocês, porque não comprei!" Claro que eu não comprei, uai! Se eles trazem, porque eu ia me preocupar com isso?! Daí ele fez: "É que a que a gente trouxe é de 3 anos!". Fala sério! Então por que perguntou e não me avisou antes, infeliz?! Imagine, filho: você fazendo um ano e a vela de 3 nas fotos? Mãe altista você não tem, então a chance era zero! Não deu outra, sua vó e vô foram comprar uma na padaria. E o seu vô Marcos te levou junto, sem eu saber. Comecei a te procurar e nada de você pela casa toda... o dono da festa saiu! rs.

OS PARABÉNS

Quando voltou, estava apagado! Vixe!!! Fui obrigada a decidir te acordar. Se deixássemos você dormir, só acordaria lá pelas 20h30, quando a festa e os amigos já teriam ido embora. A Fê, sua irmã, ficou por conta. Nem vi direito como foi que ela fez, mas quando você acordou estava todo simpático, todo sorriso... como se tivesse dormido um tempão! Eu achei ótimo, né?! Cantamos os parabéns e você estava super feliz.
Tiramos as fotos 'oficiais' e você ainda curtiu um tantão. Achávamos que você estava com sono por volta das 9h e fomos te dar um banho, mas você não quis nem saber de dormir depois de mamar. Estava agitadíssimo. Eu desisti e desci de novo com você, que ainda brincou e passeou com a tia Kika, vovô e só cedeu às 23h30, no colo, numa caminhada na rua. Ô agitação, hein?! Bom, pelo menos você curtiu. E nós adoramos! Viva!!!!!!!

2 comentários:

CRIS/SOL disse...

PRI
PARECE QUE FOI UMA DELÍCIA!! PENA NÃO MORARMOS NA MESMA CIDADE.... OS MENINOS IAM TER ADORADO! BEIJÃO NO HOMENZINHO DE 01 ANO!!!
BJS, CRIS

Aline Cristina disse...

Linda festa muito bom gosto. Festa é muito bom né, eu amoooooooooooo, Letícia então nem se fala rs rs rs

bjs,