21 de junho de 2014

Fefel leitor


"Mãe, como escreve chuteira?" "Chu, com c-h...Te-i-ra", ajudei. "E Lionel?", ele continuou. "Li-o-nellll, fazendo o som do L". Pouco depois, estava pronto o recado, na página de um catálogo que recebi: "Minha chuteira é igual Lionel Messi". 
Mamãe está há exatamente um ano devendo esse texto para ela mesma! Foi quando você começou a ler, aos 4 anos e 4 meses. 
Antes disso, já estava arriscando umas sílabas. Daí, um belo dia, leu o nome do pacote de bolachas integrais que a mamãe estava comendo. Não me lembro do nome, claro, mas era algo com vogais e consonantes e você leu direitinho. Foi lindo! Desde então, tô pra escrever sobre essa conquista.
De lá para cá, você só tem progredido, claro. 
Lê placas de ruas, pergunta sobre abreviaturas... Ex.: "P-c-a (Pça) é o que, mãe?". "E C. Branco? "... "E Des.?" Difícil é passear numa rua sem que você veja ou leia a placa. Acho demais. Muitas vezes faço caminhos com você por onde ando com frequência e você vê informações que eu mesma nunca tinha visto. É incrível. 
No boletim que recebemos do Santa, a nova escola, na quarta-feira, uma semana antes do fim das aulas do primeiro semestre, as professores dedicam um trecho para dizer que você tem um desempenho extraordinário na leitura. E que, mesmo assim, continua estimulado. Adora ouvir histórias, se interessa por novas palavras, quer saber o significado e agora "está empenhado em saber a diferença entre o C e o S e o AN e o Ã". Acho o máximo. Disseram também que você tem colaborado bastante, lendo para a turma e ajudando outros colegas. Que orgulho! 
Em casa também é assim. Quer ler tudo. Se arrisca no jornal, nos recados que traz da escola de Esportes, do colégio... Outro dia tentei te gravar lendo o bilhete do encerramento das atividades no clube. Super bonitinho. Na parte em que eles pedem para criança levar algo para comer, você leu assim: "Seu filho deve trazer A) doce B) salgado. Com as letras, das opções. Bacana demais, isso, gente! 
Além disso, toda semana arrisca escrever uma cartinha. No dia das mães, escreveu uma dando os parabéns. Depois de alguma briga, escreve vários recadinhos. Num deles, dizia: "Mãe mi disculpi pelo que eu fis". 
O último, de quarta-feira, 18/06, foi assim: "Gaby não (com ~, certinho) qer (quer) escovar os dentes!", porque me ouviu falar que todo dia era uma luta com ela que chora e dá o maior trabalhão nessa hora. hahahah! 
Mamãe guarda quase todos!

PORTUGUÊS E INGLÊS ?
Desde o ano passado, no último ano da Beacon, já estava lendo em inglês. A professora Christine passou uns dois meses mandando livrinhos práticos, de palavrinhas que rimam, para gente ler com você. Aliás, pra você ler para gente. Historinhas do tipo: "I LIKE TO COOK", said the pig. "I like to cook, said the chicken"... Passando por vários animais até que todos dizem juntos: "We like to cook!". Outros do tipo: "Mat the fox has a box!'. E você estava lendo tudo. Só que quando avisei que você foi sorteado e trocaria de escola, ela simplesmente parou de mandar os livrinhos e de te ensinar também. Isso foi uma das coisas que me deu até aperto no coração de te trocar de escola. Estava indo tão bem... cantando musiquinhas em português e inglês. Curtindo aprender, sem esforço. Mas tudo bem. Ainda é novinho, vai ter muito tempo pela frente!
Hoje em dia, ainda arrisca umas leituras em inglês. Outro dia fui te buscar na aula e você tinha levado um livro por conta própria. A professora, Kathy, disse: "He read to us. It was nice!". rs!
Que maravilha, filho. Isso só te fará bem. Que a sua curiosidade e a leitura te façam desbravar o mundo! 
Deus te abençõe, sempre! 
21/06/2014


Nenhum comentário: