13 de maio de 2012

Falação - 3 anos!

Perdi ritmo com os registros desde que a vida profissional se transformou numa maratona... Mas agora, a quatro dias de ficar longe de você, pela primeira vez, desde o seu nascimento, para uma viagem profissional bacanéssima à Suíça, não resisti. Levantei da cama, nesse frio, e vim. Já estou com um papelzinho amassado com umas frases que venho anotando para não esquecer. Então vamos lá, para um rápido registro da sua nova fase de FALAÇÃO. Cada uma mais surpreendente... Agora, além da fala, tem perspicácia no conteúdo de muitas delas... ou, simplesmente, a comprovação de que você presta atenção nos tempos verbais e na vida. É curioso ao extremo, com tudo. Quem dúvida que herdou isso da gente, né?! - "Você acordou me provocando!", disparou para o vô Agripino um dia da Semana Santa, lá em Fartura. A casa estava cheia e ele ficou mesmo pegando no seu pé. Num café da manhã, ele tirando onda, você vai e solta essa. Foi engraçado! Depois ele ficou rindo...
- "Que tal o meu pai me levasse e o táxi me trazesse?", na natação. Verbos irregulares são duros! E vai demorar muito para você entender, mas o que eu achei o MÁXIMO é você já ter a noção de que a terminação é essa mesmo. Eu me vejo aprendendo outras línguas em que muitas vezes, arriscava falar sem ter certeza e acabava acertando ou alguém me corrigia, o que era ótimo. - "Mãe, o que não pode fazer ali naquela placa?" Essa foi surpreendente! Eu e seu pai ficamos de queixo caído. Estávamos a caminho da Polícia Federal para fazer o seu passaporte. A placa, no caso, era uma de "PROIBIDO ESTACIONAR". Você viu a letra E e a faixa vermelha no meio. Acho que se lembrou da placa em frente de casa - "PROIBIDO BUZINAR", por causa do hospital que funcionava na esquina. Uma vez, há muito tempo, te expliquei que a faixa no meio era para dizer que não podia. Daí você lembrou, meses depois... - "Vou ser pajem! Vou usar gravata!", sonhando com a imagem de homenzinho. - "Eu não deveria ter feito isso!", assim mesmo. Falando sobre a peça do quebra-cabeça do Mickey que você destruiu e, quando montou, viu o buraco. - "Cuidado para não cortar a mão!", eu disse. "Mãe, você sabe que eu sou bom em tesouras!". Confiante que só você mesmo, aos três anos. É um Nascimento legítimo! E completou: "Você deveria me emprestar todas!". Até parece né, filho?! - "Mãe, vou ler um jornalzinho!"- Te peguei assim, no quintal, sentadinho na fonte. Filho de peixe!
A gente te ama e se orgulha de você, mesmo com o desafio que nos impõe de tanta esperteza! Deus te abençõe.

Nenhum comentário: