1 de agosto de 2010

Férias com a família

Filho, nossas primeiras férias de verdade estão chegando ao fim. Voltamos hoje de BH, já com a babá nova, Gisele. Foi uma semana de muita agitação na casa da vovó Paula. Você, depois de seis dias, está ainda mais falante. Todos te chamam de papagaio, porque repete tudo. E aperfeiçou algumas palavras antigas do vocabulário como suco, que deixou de ser cuco. E chabe, que deixou de ser chage. Mas tá falando coisas do tipo: "Maluco, Caduco, doidão, múquina (música), liga, desce, subi, céu, chega! (determinando que alguém pare alguma coisa!), 'moa noite', etc. E pequenas frases, no estilo: moto... parada!; moço...dirigindo!; moço barulho suco (sinalizando que o moço está fazendo barulho ao preparar o suco, na padaria). Uma coisa! Chama as pessoas de moço ou moça e tem memória de elefante! hahahah.
Bom, nesses dias por lá ficamos muito tempo em casa, mas conseguimos ir dois dias no Minas I - no sábado, na piscina infantil nova, que vc gostou bastante, especialmente do jato d'água que saia do piso. Na quinta, na brinquedoteca gigantesca. Foi impressionante. Você ficou tão enlouquecido que brincava num brinquedo olhando para o outro. Nos dois dias teve tapas e semi-bofetões em outras crianças. Ô fase! Deus me livre, tô de cabelo em pé. Tá batendo em todo mundo. Bateu com o molho de chaves no rosto do vô Marcos, raquetada de pernilongo na minha cabeça, nova mordida forte no tio Pedro, desta vez perto do queixo... vários tapas na vovó e outros tantos na Gi. Puxou o cabelo de meio mundo. Até da Bianca, filha da Elaine, de dois anos que saiu de lá com medo de você. Teve uma hora em que ela disse: "Eu vou puxar o seu cabelo também", com todas essas palavras. Eu fiz: "Puxe!", e ainda segurei para ela conseguir. Não tem condições! Vai precisar levar uns safanões de outras crianças para ver se melhora, gente! Que horror!!!!!!!!!! De todo mundo ouviu que não pode, viu cara feia, conversa cabeça, levou castigo, mas ainda não surtiu um efeito sequer. Bom, anda pedindo desculpa: "Cupa!", mas não fica nem um minuto inteiro com a consciência pesada. Não demora muito e você já está no ataque. Tá duro. Pro castigo, parei de contar até dez, porque você de uns dias para cá está tirando onda. Quando aviso que é castigo e te sento, você começa a contar: "Dois!", desafia. Ah, fala sério!
Eu fico até com medo do futuro, mas tem a sua vó para dizer que passa... uma hora, ninguém sabe quando. Que Deus nos ajude!
Não conseguimos encontrar nenhum dos bebês Gustavo, Maria Fernanda ou João, já maiorzinho. Uma pena. Mas visitamos a Larissa, de 4 meses, filhinha do Bruno, primo. É a cara da mãe e você do pai, como eles também repararam.
Fomos à praça JK, vimos o vô Lu rapidamente - pena não termos voltado no quintal para chupar cana como na primeira semana do mês, quando passamos cinco dias em BH. O mais gostoso foi que você passou muito tempo com os avós. Sua vó quase não conseguia estudar para o doutorado com a gente em casa. Você atravessava a sala até o quarto gritando: "Vovóóóóóóóó!", ia lá, pegava na mão e queria que ela te desse atenção para alguma coisa. O Alexandre nos levou para passear e ouvia vovô ou 'Xane', muitas vezes. Invenção sua. Já o vô Marcos esteve todos os dias conosco. Na sexta, passou umas quatro horas por sua conta enquanto a mamãe fez várias coisas na rua. Brincando de bola e de fazer gol com você, observou que chuta com a perna esquerda. Cheguei em casa e ele disparou: "Ele é canhoto!". Seu pai diz que já tinha reparado... vamos ver como fica. Segundo o vovô, "canhoto é difícil de marcar!". rs.
A volta foi tranquila. Mamãe ficou bastante feliz com esses dias por lá e teve o prazer de rever algumas amigas antigas, numa noite em que vovó ficou por conta de te fazer dormir. Foi a primeira vez na sua vida que não estive com você para o banho e mamadeira. Você sentiu, ficou chamando por mim, deu uma canseirinha. Mas na casa de vó, nem pensei duas vezes. Fui para uma das noites mais gostosas dos últimos tempos. Que delícia é estar entre amigas antigas! Você ainda vai conquistar os seus.
A saudade de BH é enorme, mas pelo menos pudemos passar parte dessas férias por lá.


FARTURA, na casa dos avós paternos.

Fomos para lá no segundo fim de semana do mês, antes de Pernambuco. Foi super gostoso. Só faltou a tia Rô com as meninas. O resto da família estava por lá. De novo, você não deu sossego para o tio Du, Breno e Kalu, especialmente, mas brincou com todo mundo. Vovô Agripino fez uma mesinha com duas cadeirinhas lindas para você desenhar, brincar. Você adorou e, vira-e-mexa, fala: "Esenho!", e tenta sentar sozinho.
Chegamos num sábado e só voltamos na segunda pela manhã. Lá você comeu bastante. Só não provou do pudim da vó ainda, mas não vai faltar tempo para conhecer esse néctar dos deuses. Vovó Nair ficou orgulhosa da sua inteligência, ficava repetindo palavras que você falava e várias vezes declarou amor por você. "Eu te amo!", dizia.
Fã de churrasco como pai, você ficou comendo as carninhas que saiam. E vivia querendo pegar mexerica com o tio da árvore no quintal. Outra que você amou foi encher as garrafas pets com pedrinha brita, pra fazer barulho. Ficou rodando de um lado por outro e desde que chegou chamava pela cachorrinha do tio Du, que morreu há pouco mais de um mês. Você lembrou que ela ficava no quartinho, entrava lá e dizia: "O uau uau", procurando. Depois de ouvir que não tinha mais, que o uau uau tinha ido embora, repetia: "Bora", decepcionado. O tio disse que ia arranjar outra pra você. Rs. Será?!
Foi uma delícia. Família é bom demais!

2 comentários:

Bia e Euzébio disse...

Amiga, vc já voltou e eu não vi o Rafa, ficamos esperando vocês no sábado, levei até o "creme" pra casa da minha mãe...
Como é bom te encontrar, também AMEI nossa saída, vc é muito engraçada, faz MUITA falta!
Beijos na familia e agende rápido um fim de semana o Rafa e o Marco, pra encontrarmos. Beijos a todos. Saudade!

Camila Marinho disse...

Pri, tem razão... ô fasesinha difícil viu??? Samuel agora tá na fase de inventar abraço e beijo quando está de castigo. Só para ver se ganha a gente. Espero mesmo que passe! Bjos pra vcs!!!