29 de dezembro de 2009

Bravo bravo bravo

Mamãe não sabe de onde saiu tanta braveza, mas você é assim. Outro dia, contrariado porque eu tirei um negócio da sua mão, ficou querendo me morder. Como assim, um bebê de 10 meses querer morder a mãe? "É grave", pensei desesperada, sem saber como será o futuro. "Tô perdida!", ainda penso.
Contei outro dia no trabalho e ouvi de uma pessoa: "Não pode dar um peteleco?!" De outra, brincando: "Não tem uma varinha que dá choque?". Que dó, filho! Foi brincadeira (rs), mas eu não teria coragem...
Como você já demostra essa personalidade forte desde a primeira semana de vida (sua avó constatou dias depois de você voltar da maternidade), seu pai e eu ficamos especulando... Ele insiste que você puxou a mim, como se ele fosse manso manso... Mas eu ainda acho que as conversas que ele tinha na barriga com você tiveram alguma interferência, afinal, toda vez que eu dizia: "converse com o nenem", ele começava sempre assim: "Filho, prepare-se, porque você vai passar um cortato na mão da sua mãe, que é bravaaaaa!". Vê se pode falar isso pro nenem in-útero?! Moral da história: você veio preparado de um jeito para esse falso anúncio que agora, quem vai passar 'cortado' somos nós.
Já falei até na análise sobre isso, mas ouvi: "Você tem personalidade forte e o pai também, pelo que parece. O que é herdado não é roubado!" Toma distraída!
Só que temos de admitir que você se aperfeiçoou neste quesito. Bom, a minha psicanalista também disse: "Você terá de impor limites... e ele vai aprender." Confesso que mesmo depois disso, vira e mexe tenho medo de como será o futuro, você criança num supermercado, numa loja de brinquedos ou em qualquer outro lugar público, batendo o pé porque quer ou não quer alguma coisa.
Outro dia você puxou o meu cabelo cinco vezes consecutivas depois de ouvir "Não pode!". Mas teimou. Fiquei tão brava que pensei em te levar pra dentro do berço, de castigo. Fiz isso mas, é claro, bateu a dúvida: "Gente, será que adianta? Qual seria a melhor saída para começar a ensiná-lo?" Liguei para sua avó correndo, claro. Ela disse que tinha sido bom, mas que era para te pegar no colo. Eu perguntei se ela dizia isso como avó ou como psicóloga. "Como psicóloga", respondeu. E disse que, caso você puxasse de novo, daí eu te devolvia para o berço porque assim você seria condicionado e entenderia que, puxando o cabelo, iria para o berço, coisa que não te agradou. Nem precisou. Você saiu mansinho, tadinho, de tanto chorar. Deu até dó, mas já sei que vou ter de ser firme, para o seu e o nosso bem.
Nesse mesmo dia, a vovó repetiu o que já havia dito outras vezes: "Ter personalidade forte é bom, minha filha... você não vai conseguir mudar a personalidade dele, mas vai ensiná-lo o que pode ou não!" Numa outra vez ela disse que são os determinados que conseguem as coisas.
Então, tá, né, filho! Se tudo tem dois lados, vamos levando... e te ensinado.
Quem disse que seria fácil?

16 de dezembro de 2009

Engatinhou!

Mamãe confessa que estava na maior expectativa. Seu avô Marcos ligou no dia (sexta-feira, 11 de dezembro) e ainda perguntou: "Tá engatinhando?". Eu disse que nada ainda... que você tinha começado a dar umas duas mexidinhas seguidas, como quem ia engatinhar, mas arriava. Já tinha uma semana que estava assim, sustentando as costinhas em pé, mas não saia muito do lugar.
De repente, à noite, você foi. Exatamente no dia em que completou 10 meses.
Estávamos só os dois em casa e você estava brincando no chão da sala. Uma hora, saiu de perto do tapete, onde está a árvore de Natal, e angatinhou até quase a porta do lavabo. Foram menos de cinco metros, mais foi. Mamãe ficou tão feliz que queria ligar pra todo mundo. Seu pai não ia atender, estava com o jornal no ar. Liguei pro seu vô na hora. "Engatinhou!", gritei! Foi uma delícia, muito fofo ver. Daqui pra frente é só assistir você se aperfeiçoar, enquanto a gente levanta a casa, desmonta tudo, cerca escada, tampa tomadas e fecha portas de banheiros, porque vem aí o furacão! hahahha

Cinco dias da primeira engatinhada, volto para registrar:
Você já é um furacão! Ganhou uma agilidade em três dias que é absurda. Agora já dá aceleradas impressionantes em direção ao que te interessa. É mais trabalho na certa, mas estamos adorando. Vovó, vovô e família vão ficar de queixo caído no Natal antecipado em BH, neste fim de semana. Oba!!!!

13 de dezembro de 2009

Estomatite herpética?

Fiquei assustada quando, por telefone, o seu pediatra disse que pela descrição dos sintomas tudo indicava que você estava com essa doença. Gente, que horror!! Como é que pega isso, perguntei. Ele começou: "Pode ser pelo contato com outra criança..." e eu interrompi: "Ou da sujeira de se arrastar no chão do shopping?". Adivinhe a resposta! "Pode ser sim!", afirmou. Ai, meu Deus. Filho, você não tem idéia do remorso que tomou conta de mim. Seu pai estava preocupado com a sua felicidade e você estava curtindo bastante. Mas eu fiquei me perguntando por que deixei; por que não te tirei do chão? Pensei em tudo e fiquei me culpando por essa primeira doença, tadinho. Estomatite é sacanagem! Pesado! Fiquei torcendo para que talvez não fosse isso, já que o diagnóstico foi feito por telefone.
Mas o negócio estava estranho mesmo. Tudo começou já na segunda-feira, um dia depois de você se arrastar feito uma minhoca. Eu logo percebi quando cheguei do trabalho umas manchinhas avermelhadas na parte interna do lábio inferior. Fiquei intrigada, mas a Dorinha disse que você havia batido a boquinha no berço. Fazer o que, acidentes acontecem, né?! Na quarta-feira, teve febre de dia e à noite. A babá disse que você tinha ficado chatinho e comido menos. De madrugada, chorou bastante, acordou umas quatro vezes e tivemos até que chamá-la, lá pelas quatro da manhã, porque daquele jeito, mamãe e papai não conseguiriam trabalhar direito no dia seguinte. Deu dó. Te demos tylenol 3 vezes, entre a tarde e a madrugada, respeitando os intervalos exigidos. Eu tinha certeza que era por causa dos dentes que estão pra nascer. Tem criança que sofre, você até não tinha tido nada com os dois primeiros. Conversando com a Laura e a Lidi, acabei pegando o nome de uma pomadinha que elas usaram para aliviar os sintomas e estava decidida que nem precisaria ligar para o pediatra. Mas quando cheguei em casa do trabalho, na quinta-feira, vi que as manchinhas vermelhas no seu lábio ainda estavam lá e que uma, de cor mais intensa, tinha aparecido no lábio superior. Muito estranho, né?! Nunca tinha ouvido ninguém dizer que o nascimento dos dentes provocava isso. Resolvi ligar pro pediatra, que confirmou a Nenê-dent como a pomada indicada para os dentes, mas disse que as manchinhas vermelhas indicavam ser uma estomatite herpética. Da família da herpes, porque se manifesta na boca. Afe!
Os sintomas, segundo ele, seriam os que você estava tendo: febre e inapetência. E prescreveu alguns medicamentos manipulados, além do tylenol e do Alívium, para intercalar. Entre eles, um tal de mercúrios corrosivos. Nome bom, né?! Dá a impressão de que vai matar o bicho. rs. Sorte que eram as bolinhas, que você toma sem problemas. O Tylenol foi meio difícil de dar.
A segunda noite, de quinta-feira, também foi péssima. Mas nessa, como eu sabia que você teria fome, já que rejeitou as duas refeições do dia, te amamentei. Três vezes: 00h30, 04h e 06h. Você também acordou 1h30, mas só te ninamos. Febre não teve, graças a Deus. Foi só um dia mesmo. Os remédios da Welleda só chegaram na manhã de sexta, quando você também já estava melhorzinho.
Graças a Deus se recuperou super bem. Essa última noite, de sábado para domingo, você nem acordou, filho. Foi direto de quase 11 da noite até 8h30 da manhã, sem mamar. Nem acreditei. E agora tá dormindo há quase duas horas e meia. Que maravilha! Ainda bem que você tirou de letra a doencinha, que a gente nem vai saber se foi mesmo a tal da psicologicamente assustadora estomatite herpética, de tão rápido que curou.
Além do mais, é como todo mundo que queria me animar dizia: "Assim ele vai criando anticorpos! hahahaha. Jeito bom de acalmar uma mãe desesperada!
De tudo isso, teve uma moral da história também. Eu, que trabalho pra não ser exagerada na questão da limpeza com você, pra te deixar viver sem neuras e sofrer menos do que eu com a sujeira, descobri que há limites. Também não pode tudo, não! É pra isso também que mãe existe. Só fico pensando no tanto que as vendedoras devem ter ficado indignadas em me ver do lado e te deixar arrastar no chão daquele jeito. Estava errado mesmo, senão você não teria adoecido! Da próxima, vai brincar, mais não vai adoecer!
E mais: Viva você filho! Tá te parabéns, mandou muito bem, já está bom de novo!
Será que o aleitamento materno ajuda nisso, gente? Fico me perguntando, porque o Rafael ainda mama! Que orgulho!

6 de dezembro de 2009

Tá que tá

Filho, você tá que tá! De uns 15 dias para cá tem adorado ficar de pé, se apoiando em cadeira, sofá, mesinha de centro, nas nossas pernas, seja no que for. Mas está se aperfeiçoando e hoje deu uma caminhada sustentado pelo papai. Saiu do nosso quarto, perto da TV e chegou ao banheiro. Foi a coisa mais fofa. Pena que não gravamos. Depois, ficou de pé na cama, com o papai na retaguarda, mas sem apoio... se divertindo. Tá ficando com as perninhas durinhas.
Como o tempo passa rápido, né?! Hoje nasceu a Maria Fernanda, filha da tia Renata... outro dia era você e agora já tem dois dentinhos, está ficando de pé, é um falante, traça a papinha com feijão, carne e tudo mais e ontem estava até colocando o telefone celular na orelha, como quem vai falar de verdade!
Neste fim de semana, mamãe trabalhou e papai deu o primeiro plantão desde que a gente se conhece, mas foi tudo bem. Ontem, sábado, a tia Lidi e a tia Laura vieram em casa com a Sarinha e o Lucas. É uma delícia estar com eles. Dois fofos, lindos, super ativos. Desta vez, fiquei impressionada com a Sarah. Ela anda rápido, dá passos largos, mas parece uma pluma.
Hoje, domingo, seu pai chegou mais cedo e a gente até conseguiu dar uma passeadinha à tarde. Enquanto eu escolhia uns presentinhos de Natal você se esbaldava na loja com seu pai... se arrastou por todo canto do chão, uma beleza! Mamãe já abstraiu, claro. Imagine, você limpar o chão do shopping e eu lá, só vendo. Ainda bem que já tinha testemunhado outras mães que não se importavam com a sujeira. Só assim mesmo para gente conseguir olhar, admirar e ainda achar graça. Mas o banho foi caprichado, viu, filho?! E agora você acaba de ir para o berço, limpinho, cheiroso, lindo. Mamãe vai se apressar aqui, porque amanhã levanta cedo, de novo. E você, pode acordar para mamar só umas 6h30, combinado?!

4 de dezembro de 2009

73 cm, 9.450 kg


"É um meninão, tá de parabéns!', ouvimos no fim da consulta 10 dias antes de você completar 10 meses. Em 50 dias, cresceu 2 centímetros. Saiu dos 71 com oito meses e chegou aos 73. Grandão, mas está na média. Também engordou um pouquinho filho e agora está pesando 9.450 kg. Mamãe ficou super feliz com as medidas, já sabia que seria uma celebração a consulta. Desta vez, só saímos com uma receitinha de homeopáticos para ajudar a diminuir a reação às picadas dos pernilongos, que estão quase te levantando! Mamãe já comprou o spray com cheirinho de mato da Weleda, mas eles são implacáveis, pegam pesadíssimo. Que abuso, roubar o seu sanguinho virgem, precioso! À noite, não bastasse a tomadinha com o líquido, agora estou colocando duas. Isso porque a Dorinha insiste que as picadas novas tem acontecido no seu quarto. Tenho dúvidas, mas para não correr riscos, reforçamos o cuidado. E, se eles ainda nos vencem, Andantol para aliviar a coceira.
(queria colocar aqui o link do VT que o Ernesto Paglia fez para o JN sobre os pernilongos em SP. Merecia ser visto, para as pessoas terem a noção do que é, principalmente pra quem mora perto do rio Pinheiros, como nós).
Seu pai não foi à consulta e agora será difícil, já que ele começou trabalho novo e não tem tanta liberdade com horários. Neste aspecto, é uma pena, mas como ele está feliz, a gente entende.
O que vem por aí? Os dentes de cima em, no máximo, um mês, segundo o Fran. E mais: serão separadinhos.